A empresa norte-americana McKinsey & Company, considerada líder mundial no mercado de consultoria empresarial, publicou uma pesquisa em 07/07/2020 a respeito da visão global sobre as mudanças no comportamento do consumidor em meio ao Covid-19.
Realizada em 45 países, a pesquisa tem como objetivo ajudar a fornecer fatos sobre o Covid-19 em diferentes lugares do mundo, comparar as economias e as percepções dos consumidores e compreender o impacto no mercado global.
A pesquisa conta com dados de países das Américas (Norte, Sul e Central), Ásia, Europa e África e Oceania.
As 5 principais mudanças no comportamento do consumidor
Durante a pesquisa, foram levantadas as 5 principais mudanças sobre o comportamento do consumidor onde algumas delas , segundo McKinsey & Company, terão impacto mesmo após o Covid-19 for controlado.
SAÚDE E CUIDADO
Respondentes de todos os países alegaram se atentar mais aos cuidados das empresas em relação aos funcionários, assim como aos produtos e serviços (embalagens saudáveis e higiênicas).
CONTRASTE DE LEALDADE
O impacto do Covid-19 causou problemas na cadeia de suprimentos de diversas marcas, fazendo com que os consumidores experimentassem novas marcas. Sendo que o principal motivo da escolha foi o valor do produto.
ATIVIDADES REMOTAS
Dos países pesquisados, mais de 70% dos respondentes disseram que preferem manter as atividades remotas, incluindo trabalho, socialização e compras.
PREOCUPAÇÃO COM CUSTO
Muitos consumidores de diversos países ficaram desempregados ou tiveram seus salários reduzidos, por isso se tornaram mais cuidadosos quanto aos gastos desnecessários, procurando comprar apenas o essencial.
COMÉRCIO ONLINE
Grande parte dos comércios online obtiveram uma taxa de 10% no crescimento das vendas, ao que indica a pesquisa, os respondentes pretendem continuar comprando grande parte dos produtos de forma online.
Perspectiva econômica
O otimismo dos respondentes em relação à recuperação econômica do próprio país após o Covid-19 foi medido a partir do dia 5 de Abril até o dia 21 de Junho de 2020. Países como China e Índia foram os que se mantiveram mais otimistas em relação aos demais, enquanto a Coréia, Japão e alguns países europeus se mostraram pessimistas quanto à recuperação econômica.
Praticamente todos os países pesquisados obtiveram uma diminuição significativa na renda dos entrevistados, mesmo a China, que conseguiu se recuperar rapidamente das adversidades do Covid-19.
A pesquisa aponta que consumidores da Coréia, Reino Unido e Estados Unidos são os mais preocupados com as atividades fora de casa e, portanto, tendem a manter este comportamento para compras de mantimentos, trabalhos remotos e tempo no trânsito.
CONFIRA A PESQUISA COMPLETA AQUI.
0 Comentários