Imagem: Jacek Dylag

A Euromonitor é uma empresa focada em pesquisa de mercado que atua na União Europeia e tem sede em Londres. Todos os anos, os dados analisados pela Euromonitor identificam as tendências globais mais impactantes em consumo que nortearão o próximo ano, e essas tendências revelam verdadeiros insights sobre as mudanças de valores e o comportamento dos consumidores, auxiliando a estratégia de negócio no mundo todo.

O mundo teve de se adaptar às mudanças causadas pela pandemia. Essa adaptação revela 10 tendências que foram criadas, influenciadas ou aceleradas pela pandemia, mudando para sempre o comportamento dos consumidores. Vamos conhecê-las?


Imagem: Heather Morse


1 RECONSTRUIR MELHOR – por Maria Coronado Robles — Consultora sênior de Sustentabilidade

Os consumidores acreditam que as organizações devem proteger a saúde da sociedade e do planeta, bem como seus interesses. E nesse novo cenário, as empresas devem ajudar a (re)construir um mundo mais sustentável, diminuindo a desigualdade social e os danos ambientais.


2 DESEJO POR CONVENIÊNCIA – por Lauren Jacobs — Consultora sênior para relacionamento com clientes

Os consumidores estão pressionando as empresas para uma adaptação mais veloz, e para que possam tornar mais prática a jornada de compra em todos os canais.


3 OÁSIS AO AR LIVRE – por Jana Rude — Gerente de Industrial

Com as restrições impostas pela pandemia e a nova rotina do home office, os consumidores dão preferência para experiências ao ar livre, especialmente para fins recreativos. As empresas devam se inspirar em ambientes rurais como forma de ofertar ambientes seguros aos consumidores e ofertar produtos que abrangem a tranquilidade da vida no campo em ambientes urbanos.


4 REALIDADE DIGITAL – por Benjamin Schneider — Analista de Beauty and Fashion

Graças às ferramentas digitais, agora uma nova realidade digital permite que os consumidores permaneçam conectados e possam também se locomover com segurança para trabalhar, se divertir e fazer compras presencialmente ou online.

As empresas podem integrar processos virtuais nos espaços físicos para oferecer o conforto de uma visita aos consumidores que preferem ficar em casa.


5 OTIMIZANDO O TEMPO – por Amir Ali — Consultor associado

O consumidor quer otimizar o seu tempo, e as empresas devem ofertar mais flexibilidade com bens e serviços mais acessíveis a partir da casa do consumidor ou nas proximidades.


6 INQUIETOS E REBELDES – por David Mackinson — Gerente de pesquisa

Os consumidores estão fartos. Desconfiar dos líderes agora é a regra. Para aproveitar a tendência dos Inquietos e Rebeldes, as empresas podem realizar ações de marketing mais precisas nas redes sociais e no mundo dos games, dando voz aos consumidores e pressionando as plataformas a combaterem a desinformação.


7 OBSESSÃO POR SEGURANÇA – por Kemo Zhou — Analista

A Obsessão por Segurança é o novo movimento pelo bem-estar. A demanda por produtos de higiene e soluções que não requerem contato físico são as preferências do consumidor. As empresas devem implementar inovações e medidas estritas de segurança voltadas para a mitigação das preocupações dos consumidores.


8 ABALADOS E REFLEXIVOS – por Christopher Quintos — Consultor

A pandemia global reformulou o cotidiano e a percepção dos consumidores. Eles agora têm uma nova compreensão sobre si mesmos e seu lugar no mundo na busca por uma vida mais plena, equilibrada e melhor. As empresas devem fornecer produtos e serviços que auxiliem na promoção da resiliência e do bem-estar psicológico e ajudem os consumidores Abalados e Reflexivos a lidarem com circunstâncias adversas e conquistarem autoconfiança.


9 A ORDEM É PECHINCHAR – por Radhika Singal — Consultor

Os consumidores estão cautelosos e moderados e adquiriram o hábito de pechinchar e priorizar produtos e serviços de valor agregado e alinhados às medidas sanitárias vigentes. As empresas devem fazer propostas de valor para o dinheiro, oferecendo opções acessíveis sem redução da qualidade.


10 NOVOS ESPAÇOS DE TRABALHO – por Camilla Butler — Consultor e Amna Abbas — Gerente de pesquisa sênior

Os consumidores estão em busca de novas alternativas para definir o início e o fim da jornada de trabalho, à medida que tentam controlar o cronograma. As empresas devem apoiar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, atender às necessidades de produtividade e de comunicação.

Assinam o relatório da pesquisa: 

EDITORA
Gina Westbrook — Diretora de Tendências de Consumo

REVISORES
Lauren Meyer — Executiva sênior de Audiência de Marketing
Marissa Bosler — Executiva sênior de Comunicações

CONSELHEIROS
Alison Angus — Head de Lifestyles
Amrutha Shridhar — Consultora sênior
Lisa Holmes — Gerente sênior de Surveys
Michelle Evans — Head sênior de Digital Consumer
Stella Vatcheva — Head de inovações
Thomas Verryn — Gerente de pesquisa sênior
Zandi Brehmer — Diretora de inovações para os clientes
Zora Milenkovic — Diretora de pesquisas sobre bebidas alcoólicas e tabaco

Acesse o relatório completo aqui.