Com o objetivo mapear o ecossistema de inovação da região do Médio Vale do Itajaí, os pesquisadores Gabrieli Marques Camillo, Glaucia Grellmann, Alexandre Gerasimenko Ribeiro Souza e Prof. Dr. Mohamed Amal conduziram uma pesquisa com diversos atores para compreender o funcionamento do ecossistema e como apoiar a estruturação do Centro de Inovação Blumenau.


Ecossistemas de inovação podem ser considerados polos que reúnem diversos fatores de infraestrutura à capital humano e financeiro, com o intuito de promover criatividade, inovação e desenvolvimento de novos talentos, criando os atrativos necessários para a formação e consolidação de negócios inovadores. 

O Centro de Inovação Blumenau foi construído no ano de 2015. Composto de 5 andares, o prédio desenvolve atividades de incubadora de empresas e parque tecnológico. Dessa maneira, realiza conexões com empresas, universidades e governo (a tríplice hélice). Por meio destas conexões é possível oferecer o desenvolvimento de diversos programas que colaboram para o fomento da inovação.

Além de trazer um mapeamento completo do ecossitema de inovação, na pesquisa são apresentados os elementos mais importantes para garantir seu funcionamento de maneira eficaz; níveis de maturidade do ecossistema e como progredir; análise SWOT; Canvas; e um plano de ação detalhado com os próximos passos para que ecossistema de inovação continue crescendo e se fortalecendo como pólo inovador da região do Médio Vale do Itajaí.


Ficou interessado? Leia a revista aqui!