A Revista de Contabilidade e Organizações (RCO) confere ao artigo “Uso de mídia social pelo CEO e a relevância da informação contábil” o Prêmio de Melhor Artigo publicado em seu volume 18 (2024).
É com grande satisfação que comunicamos que o artigo "Uso de mídia social pelo CEO e a relevância da informação contábil", de autoria de Roberto Carlos Klann e Mikaéli da Silva Giordani, foi eleito como Melhor Artigo Científico do Volume 18 (2024) da Revista de Contabilidade e Organizações (RCO)! 👏🎉🥳
A seleção foi realizada pela Equipe Editorial, com base na avaliação dos Editores Associados, considerando como principal critério o potencial de impacto e citações do trabalho. Parabenizamos vocês pelo excelente trabalho e contribuição para a área!
O objetivo desta premiação é reconhecer o mérito dos autores, incentivar a leitura e divulgação do artigo e, ao mesmo tempo, promover a busca contínua por alta qualidade nas submissões futuras.
O artigo aborda o papel dos CEOs como o principal comunicador corporativo e símbolo da identidade da empresa, sendo que a divulgação de suas opiniões por meio de mídias sociais pode afetar a empresa. Esta pesquisa objetivou analisar o efeito das publicações dos CEOs na mídia social do LinkedIn, relacionadas às empresas nas quais atuam, na relevância da informação contábil. A população é formada por empresas que compõem o IBrX100. Foram analisados dados anuais e operacionalizadas regressões OLS com erros padrão robustos. O período de análise correspondeu ao tempo de atuação do último CEO de cada empresa. Os resultados demonstram que o uso da mídia social pelo CEO contribui para a relevância da informação contábil. Adicionalmente, o teste de sensibilidade demonstrou que quanto maior o número de publicações, curtidas e comentários, maior o efeito no market-to-book, o que sugere que a interação entre CEO e o mercado por meio do LinkedIn melhora a relevância da informação contábil. A contribuição deste estudo consiste nas evidências empíricas de que a comunicação do CEO no LinkedIn, verificada por meio das publicações relacionadas à empresa, favorece o engajamento com os seus stakeholders, observado por meio das curtidas e comentários, o que pode refletir na relevância da informação contábil da empresa perante o mercado e, consequentemente, influenciar positivamente a qualidade da informação contábil.
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